11/1/2019



Com a reforma trabalhista e eSocial, aumentaram as expectativas para os colaboradores e empregadores dos quatro cantos do país, em contrapartida, incertezas sobre as penalidades e aplicações nos cacos do descumprimentos das regras e envio de informações sobre os dados dos empregadores/empresas e colaboradores para o eSocial.

Mas você sabe quais são essas penalidades?

Ao receber a notificação de auto de infração, a empresa ou empregador deverá solicitar a guia para recolhimento. Caso a data do pagamento informado esteja dentro do prazo de 10 dias apões o recebimento da notificação, o DARF será gerado com 50% de desconto.

Lembrando que o Ministério do Trabalho e a Fiscalização do Trabalho são isentos de qualquer responsabilidade por possíveis erros no preenchimento da DARF.


Fonte: Contadores

11/1/2019



Com o início do ano de 2019 o Microempreendedor Individual – MEI – deve ficar atento a algumas mudanças que ocorreram em relação à contribuição mensal (DAS-MEI) e a categorias que foram incluídas e excluídas. Confira a seguir a mudanças.

REAJUSTE DA CONTRIBUIÇÃO MENSAL - 2019

A contribuição mensal do MEI é calcula sobre o salário mínimo. Como o salário mínimo foi reajustado para R$ 998,00 no ano de 2019, as contribuições passaram a ter novos valores.

• R$ 49,90 (para que não recolhe ISS e nem ICMS)
• R$ 50,90 (para quem recolhe ICMS – comércio)
• R$ 54,90 (para quem recolhe ISS – serviço)
• R$ 55,90 (para quem recolhe ISS e ICMS – comércio e serviço)

Essa regra passa a valer a partir de janeiro, sendo que o vencimento da primeira contribuição desse ano ocorre em 20 de fevereiro.

A DECLARAÇÃO ANUAL DO DECLARAÇÃO ANUAL DO SIMPLES NACIONAL (DASN-SIMEI)

A Declaração Anual do Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente ao ano de 2018 poderá ser entregue até o dia 31 de maio de 2019.

Fique atento, pois que perder o prazo pagará multa.

OCUPAÇÕES INCLUÍDAS E EXCLUÍDAS

Algumas ocupações foram incluídas e outras excluídas do MEI, confira a seguir a lista (fonte: Portal do Empreendedor):

1 – Em virtude de nova versão dos códigos da CNAE a partir de 2019, duas ocupações foram desmembradas, como segue:

Ocupações suprimidas:

• Comerciante de peças e acessórios para motocicletas e motonetas independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres independente

Ocupações incluídas:

• Comerciante de peças e acessórios novos para motocicletas e motononetas independente
• Comerciante de peças e acessórios usados para motocicletas e motononetas independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres, sem entretenimento, independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres, com entretenimento, independente

2 – A Ocupação abaixo teve sua descrição alterada:

• Descrição atual da ocupação: Comerciante de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação independente
• Descrição a partir de 2019: Comerciante de artigos e alimentos para animais de estimação (pet shop) independente (não inclui a venda de medicamentos)

3 – Houve correção na redação da ocupação de “Viveirista Independente”, na qual passou a constar a incidência de ICMS.

4 – A partir de 2019 deixarão de ser autorizadas para o MEI as seguintes ocupações:

1. Abatedor(a) de aves independente
2. Alinhador(a) de pneus independente
3. Aplicador(a) agrícola independente
4. Balanceador(a) de pneus independente
5. Coletor de resíduos perigosos independente
6. Comerciante de extintores de incêndio independente
7. Comerciante de fogos de artifício independente
8. Comerciante de gás liquefeito de petróleo (glp) independente
9. Comerciante de medicamentos veterinários independente
10. Comerciante de produtos farmacêuticos homeopáticos independente
11. Comerciante de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas independente
12. Confeccionador(a) de fraldas descartáveis independente
13. Coveiro independente
14. Dedetizador(a) independente
15. Fabricante de absorventes higiênicos independente
16. Fabricante de águas naturais independente
17. Fabricante de desinfestantes independente
18. Fabricante de produtos de perfumaria e de higiene pessoal independente
19. Fabricante de produtos de limpeza independente
20. Fabricante de sabões e detergentes sintéticos independente
21. Operador(a) de marketing direto independente
22. Pirotécnico(a) independente
23. Produtor de pedras para construção, não associada à extração independente
24. Removedor e exumador de cadáver independente
25. Restaurador(a) de prédios históricos independente
26. Sepultador independente

O MEI que atuar em uma dessas ocupações deverá solicitar seu desenquadramento.

Fonte: Portal MEI

11/1/2019



Para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, o contribuinte deve sanear as omissões de escriturações e de declarações dos últimos 5 anos.

A Receita Federal está intensificando as ações para declarar a inaptidão de inscrições no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de contribuintes que estejam omissos na entrega de escriturações e de declarações nos últimos 5 anos, em especial das Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF).

O Ato Declaratório Executivo (ADE) de inaptidão passará a ser publicado no sítio da Receita Federal na internet pela Delegacia da Receita Federal do domicílio tributário do contribuinte.

Estima-se que até 3,4 milhões inscrições no CNPJ sejam declaradas inaptas até maio de 2019.

Para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, o contribuinte deve sanear as omissões das escriturações e declarações dos últimos 5 anos.

EFEITOS DA DECLARAÇÃO DE INAPTIDÃO:

De acordo com a Instrução Normativa RFB nº 1.634, de 2016, a inaptidão do CNPJ produz diversos efeitos negativos para o contribuinte, como: o impedimento de participar de novas inscrições (art. 22), a possibilidade de baixa de ofício da inscrição (art. 29), a invalidade da utilização da inscrição para fins cadastrais (art. 45), a nulidade de documentos fiscais (art. 47) e a responsabilização dos sócios pelos débitos em cobrança (art. 48).

COMO IDENTIFICAR AS OMISSÕES:

O contribuinte pode consultar a existência de omissões na entrega de declarações no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) no serviço “Certidões e Situação Fiscal”, nos itens “Consulta Pendências – Situação Fiscal”, com relação às obrigações acessórias não previdenciárias, ou a “Consulta Pendências – Situação Fiscal – Relatório Complementar” com relação às obrigações acessórias previdenciárias.

REGULARIZAÇÃO DAS OMISSÕES:

Para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, o contribuinte deverá entregar todas as escriturações fiscais e as declarações omitidas relativas aos últimos 5 anos. Se o contribuinte deixar omissões não regularizadas e que não configurem situação de inaptidão, estará sujeito à intimação e ao agravamento das multas por atraso na entrega. É importante lembrar que os custos da regularização após a intimação serão maiores.

REGULARIZAÇÃO DA INAPTIDÃO:

Após a inaptidão ter sido aplicada, o contribuinte que efetivamente necessitar que a inscrição seja reativada deverá entregar todas as declarações omitidas indicadas na “Consulta Pendências – Situação Fiscal” e também as listadas no ADE de inaptidão. O contribuinte não poderá ter nenhuma omissão para obter a reversão da inaptidão.

Se as omissões que causaram a inaptidão decorrerem de problemas cadastrais, como falta da comunicação de baixa etc., o contribuinte deverá solicitar a correção de cadastro para obter a regularização da omissão e a anulação da inaptidão.

BAIXA POR INAPTIDÃO:

O contribuinte que permanecer inapto terá sua inscrição baixada assim que cumprido o prazo necessário para esta providência e as eventuais obrigações tributárias não cumpridas serão exigidos dos responsáveis tributários da pessoa jurídica.

Fonte: Blog Guia Tributário

11/1/2019



Não há dúvida de que a sobrevivência das marcas está diretamente relacionada à forma com que elas se comunicam com seus clientes.

A consolidação dos dispositivos móveis e das redes sociais oferece grandes oportunidades para que empresas façam campanhas personalizadas, exatamente de acordo com as necessidades dos consumidores. Essa é uma oportunidade que nunca deve ser desperdiçada, porque, cada vez mais, ter estratégias de marketing eficientes significa fazer o cliente se sentir único e especial.

A partir dessa premissa é que entra em cena a comunicação omnichannel, uma estratégia simples, mas altamente eficaz em termos de personalização de conteúdo e marketing móvel, considerando que há 236 milhões de linhas de celulares em operação no Brasil, o que revela um mercado de grande potencial.

O omnichannel também oferece muitas possibilidades de personalização de conteúdo de acordo com os hábitos do cliente e da mensagem a ser transmitida. Enquanto o público mais idoso prefere mensagens por voz, os mais jovens gostam de ser contatados por meio de Facebook Messenger e notificações via push. Já as mensagens por SMS são a melhor opção para enviar cupons de desconto, ao passo que o e-mail é o canal ideal para enviar documentos.

Para realizar campanhas personalizadas e eficientes usando omnichannel, é necessário que as organizações trabalhem com inteligência os seguintes aspectos:

TIMING

Entregar a mensagem certa no momento certo é cada vez mais crucial para campanhas de marketing de sucesso. Um meio surpreendentemente eficaz para alcançar essa meta é o SMS. Com a ajuda de uma funcionalidade conhecida como geolocalização, é possível mandar mensagens de acordo com a localização do seu cliente. Outra ferramenta muito eficiente nesse aspecto são as notificações via push.

CANAL DE CONTATO

De maneira geral, todas as empresas precisam se comunicar com seus clientes para fazer ofertas e mensurar taxas de satisfação. Com o omnichannel, seu público consumidor pode entrar em contato com sua marca por meio de diferentes canais, e o contrário também é verdade. Dessa forma, a omnicanalidade ajuda as empresas a oferecer sempre um conteúdo feito sob medida para seus clientes, ao mesmo tempo em que lhes permite receber suporte rapidamente, o que aumenta a satisfação do consumidor.

RASTREABILIDADE DE DADOS

Utilizando uma plataforma integrada, a comunicação omnichannel permite que as equipes de marketing e vendas obtenham métricas para avaliar a penetração de suas campanhas. É possível rastrear esses dados utilizando técnicas simples, como a adição de uma UTM no fim de um link. Métodos mais sofisticados de análise de dados incluem big data e inteligência artificial. De qualquer forma, o objetivo é o mesmo: aproximar-se do cliente e fidelizá-lo.

Por fim, podemos concluir que a comunicação omnichannel é uma estratégia que tem potencial enorme, porque oferece diversos canais de contato eficientes e personalizados, com a possibilidade de obter métricas para aperfeiçoar ainda mais suas campanhas de marketing.

Fonte: Administradores

20/12/2018



O domínio das finanças é vital para qualquer negócio. Para o sucesso de um projeto ou da criação de uma empresa, é preciso, antes de mais nada, que seja feito um planejamento estratégico de forma bem estruturada. Este planejamento deve englobar todas as premissas que irão nortear a elaboração do orçamento, que nada mais é do que uma projeção do fluxo de caixa e da DRE (demonstração do resultado da empresa).

O planejamento estratégico deve abranger todos os investimentos de curto e longo prazo, incluindo o custo de implantação de projetos, o quanto eles irão gerar de receita para a companhia e qual será o prazo necessário para a implantação, de modo que possa ser analisado se este prazo é viável, conforme os recursos financeiros disponíveis na empresa.

Para a conclusão do orçamento, é preciso também estimar a geração de receita para os próximos anos, com um estudo detalhado de reajuste de preços e demanda/comportamento do seu setor de atuação, além de fatores externos, como situação econômica, concorrência, evolução tecnológica, entre outros.

Por fim, é preciso projetar todos os custos fixos, variáveis e as despesas operacionais, ou seja, aquelas que são fundamentais para a concretização e continuidade do negócio, como gastos com funcionários/colaboradores, despesas administrativas, impostos e outros.

A consolidação deste planejamento é muito importante para o gestor da empresa, pois possibilita analisar, após a geração do fluxo de caixa e da DRE, se a empresa tem uma boa perspectiva financeira futura e se a chance de crescer é factível. Ou seja, é possível prever se nos próximos anos a geração de receita será suficiente para arcar com todos os custos e as despesas, gerar lucro e ainda remunerar o acionista que aportou recursos financeiros e quer o seu retorno sobre o investimento.

Após a finalização do planejamento, o gestor deve verificar mensalmente se a projeção orçamentária, de fato, se traduziu no fluxo de caixa. Ou seja, se o previsto realmente foi realizado. Além disso, é importante analisar todos os desvios, para entender se a empresa está seguindo o rumo certo ou não. Finalmente, com a contabilização de toda a operação da empresa, o gestor poderá constatar, através de indicadores econômico-financeiros, se a companhia está em boa situação, se o prognóstico futuro é positivo e se ela vai crescer de forma sustentável.

Estes indicadores ajudam o gestor a verificar, por exemplo, se a empresa tem saúde financeira para arcar com todos os custos e despesas no curto e no longo prazo; se o grau atual de endividamento da empresa não demanda a captação de novos recursos e empréstimos de terceiros, o que aumenta o risco operacional; e se a taxa de rentabilidade da empresa está em linha com o esperado pelos acionistas.

Como podemos ver, saber lidar com todos os aspectos financeiros que giram em torno de uma empresa é determinante para sua gestão. É imprescindível entender o negócio com um jogo, que pode sofrer alterações e viradas a qualquer momento. Daí a importância de ter este planejamento minucioso. Caso haja imprevistos, a companhia estará preparada para mudar de estratégia e impedir uma possível crise.

Fonte: Contadores

20/12/2018



De acordo com o Sebrae, o Brasil já soma mais de 5,5 milhões de micro e pequenas empresas. Esses negócios representam quase 95% do total de iniciativas privadas brasileiras e correspondem a 27% do PIB, um cenário que mostra como o empreendedorismo cresceu no país. As pesquisas, contudo, levantam um dado alarmante: a taxa de mortalidade dos empreendimentos desse porte também é grande. E entre os principais motivos para isso está a falta do planejamento para pequenas empresas.

Em outras palavras, adiantar-se e deixar o negócio preparado para dar os próximos passos de forma estratégica é uma boa alternativa para driblar as dificuldades que possam surgir. E se considerarmos que, de acordo com o Banco Central, a estimativa é de que o PIB feche 2018 com crescimento de 1,40% e passe por uma alta de até 2,5% ao longo do próximo ano, não é exagero pensar que 2019 pode trazer algumas ótimas janelas para o empreendedor. Mas você já está com tudo preparado para o próximo ano? Seu planejamento estratégico já está no papel e pronto para entrar em ação?

Se a resposta for não, está mais do que na hora de arregaçar as mangas e preparar o seu empreendimento para 2019. E se você já estiver com tudo pronto, revisar e conferir se nada ficou para trás não fará mal algum, certo?

5 dicas de planejamento para pequenas empresas

Para ajudá-lo, neste artigo separamos 5 itens que não podem faltar no guia da pequena empresa que quer garantir sua saúde financeira e vantagem competitiva no mercado. A partir destas dicas, você terá muito mais facilidade para projetar o futuro do seu negócio e conquistar excelentes resultados, sempre mirando em aproveitar ao máximo as oportunidades do novo ano que já está batendo à porta. Vamos lá?

1 – Faça uma retrospectiva de 2018

Antes de dar um passo à frente, sempre vale olhar para trás e fazer uma retrospectiva dos erros e acertos da empresa durante o ano que passou. Por isso, a primeira etapa do planejamento passa justamente por um resgate das grandes decisões, investimentos e experiências que o empreendedor teve ao longo de 2018. Isso é essencial para determinar o que deverá ser prioridade no ano seguinte, avaliando, por exemplo, o que pode ser feito de maneira diferente para corrigir ou aperfeiçoar algum processo.

Que tal conversar com a equipe e questionar se todos os objetivos traçados para 2018 foram atingidos, avaliar os resultados e estudar o desempenho da empresa diante das maiores dificuldades do período? Esse processo de autoanálise pode ajudar bastante na hora de visualizar como o empreendimento amadureceu durante o último ano. E não esqueça de considerar também as relações com os clientes, o custo de aquisição deles e a relação com os fornecedores e o mercado, pois, mesmo que olhar para dentro seja importante, ter um panorama da presença externa do negócio é indispensável.

2 – Tenha cuidado com o planejamento orçamentário

Que o orçamento é um instrumento muito valioso para planejar e monitorar a situação financeira empresarial ninguém duvida. Por isso, a segunda dica de ouro de planejamento para pequenas empresas é focar no plano orçamentário. Até porque é ele que controla, da forma mais precisa possível, as iniciativas operacionais e estratégicas do negócio, principalmente se considerarmos que sua previsão abrange o prazo mínimo de um ano. Em outras palavras, é a ferramenta ideal para uma projeção bem aproximada do que a empresa enfrentará no futuro.

Não é a toa que essa é uma das técnicas administrativas mais usadas pelas grandes instituições empresariais para auxiliar no alcance de seus objetivos. Isso sem contar que ela ajuda muito os gestores quando o assunto é estipular as metas para cada um dos setores e profissionais envolvidos nos processos diários. Mas cuidado: é fundamental que o orçamento seja levantado com muita atenção. Da mesma maneira que um plano bem executado pode alavancar os lucros de uma empresa, um planejamento malsucedido pode levá-la à falência.

3 – Faça um levantamento das limitações e dos pontos fortes da empresa

Assim como na etapa anterior, a próxima fase do planejamento também envolve o exercício de voltar os olhos para dentro da empresa. Isso porque é nesse momento que o empreendedor deve listar e avaliar seus pontos fortes e fracos. Afinal, ao reconhecer com honestidade os gargalos e as falhas de processo e, claro, os acertos, fica muito mais fácil direcionar seus esforços no caminho certo e melhorar a geração de resultados em curto prazo.

E lembre-se que, quando falamos em pontos fracos, deve entrar na lista tudo aquilo que, de alguma forma, foi entendido pela equipe com um projeto malsucedido. Isso inclui as negociações com potenciais clientes que não deram resultado, os clientes que deixaram a sua empresa, gargalos de produção ou qualquer tentativa infrutífera de conquistar certificações de qualidade, por exemplo.

Nesse contexto, uma ferramenta que pode ajudar bastante é a análise SWOT, sigla em inglês para forças (strengths), fraquezas (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Ela consiste na realização de um diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente que o cerca.

Essa análise, como dissemos, leva em consideração também o ambiente externo, uma vez que ele influencia de forma dinâmica e contínua as ações empresariais. É por isso que questões como crises financeiras, surgimento de novas leis e mudanças de hábitos de consumo devem ser pensadas com antecedência.

4 – Tenha coerência na hora de estabelecer as metas

Se neste ponto você já sabe em quais processos a sua empresa vem acertando e em quais aspectos precisa melhorar, então já está pronto para o próximo passo: estabelecer as metas para o próximo ano. E essa é uma das etapas mais delicadas de todo o planejamento para pequenas empresas, principalmente aquelas em que os profissionais, às vezes até mesmo por falta de experiência, acabam traçando metas muito difíceis de serem alcançadas ou fora da realidade do negócio.

Aqui, é fundamental que o empreendedor, junto de suas equipes, estipule metas realistas. É verdade que pensar grande nunca fez mal para ninguém, mas quando falamos das diretrizes que vão ser responsáveis por guiar toda uma empresa e seus colaboradores, é preciso manter os pés no chão e focar em resultados plausíveis.

Dito isso, vale apostar em aumentar a quantidade de clientes ativos, incrementar o faturamento em uma porcentagem específica, expandir a empresa ou até mesmo desenvolver um novo produto ou serviço, por exemplo. Sem esquecer que essas metas podem ser direcionadas também aos processos internos, como manter as contas em dia e reduzir as despesas.

5 – Conte com o suporte da tecnologia

E para encerrar nossa lista, é importante ressaltar que todo o planejamento, as metas e as análises de pouco vão adiantar se os empreendedores não desenvolverem também a cultura de monitorar os resultados. Afinal de contas, essas informações sempre vão funcionar como base para comparação das métricas e dos indicadores ao final de cada período, ajudando a empresa a visualizar com mais facilidade o quanto se avançou e se conquistou de acordo com o planejado.

Para que isso seja possível, ter o suporte de uma tecnologia que englobe todos os setores da empresa é indispensável. A boa notícia é que, hoje em dia, os softwares ERP são a melhor solução tanto para quem deseja ter históricos completos quanto para quem deseja monitorar de perto os resultados em tempo real - ainda mais quando essas soluções são desenvolvidas exclusivamente para as pequenas empresas.

Fonte: Rede Jornal Contábil

20/12/2018



A fiscalização das empresas optantes pelo Simples Nacional, no que se refere aos aspectos trabalhista, metrológico, sanitário, ambiental, de segurança e de uso e ocupação do solo das microempresas e empresas de pequeno porte deverá ter natureza prioritariamente orientadora, quando a atividade ou situação, por sua natureza, comportar grau de risco compatível com esse procedimento.

Será observado o critério de dupla visita para lavratura de autos de infração, salvo quando for constatada infração por falta de registro de empregado ou anotação da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, ou, ainda, na ocorrência de reincidência, fraude, resistência ou embaraço à fiscalização.

A inobservância do critério de dupla visita implica nulidade do auto de infração lavrado sem cumprimento ao previsto, independentemente da natureza principal ou acessória da obrigação.

Fonte: Blog Guia Trabalhista

20/12/2018



A Resolução CGSN nº 144 divulgou os sublimites vigentes para efeito de recolhimento de ICMS e ISS no Simples Nacional no ano-calendário de 2019, com os seguintes valores:

• R$ 1.800.000: Acre, Amapá e Roraima
• R$ 3.600.000: demais Estados e Distrito Federal

Não houve modificações com relação aos sublimites válidos em 2018. A Resolução CGSN nº 143 dispôs sobre:

Parcelamento de débitos do simples nacional

Até 31 de dezembro de 2019 a Receita Federal continua autorizada a acolher somente um pedido de parcelamento por ano calendário da empresa optante pelo Simples Nacional, podendo incluir débitos já parcelados anteriormente.

Ocupações do MEI

Na lista de ocupações autorizadas a inscrever-se como Microempreendedor Individual (MEI), houve as seguintes modificações:

1 - Em virtude de nova versão dos códigos da CNAE a partir de 2019, duas ocupações foram desmembradas, como segue:

Ocupações suprimidas:

• Comerciante de peças e acessórios para motocicletas e motonetas independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres independente

Ocupações incluídas:

• Comerciante de peças e acessórios novos para motocicletas e motononetas independente
• Comerciante de peças e acessórios usados para motocicletas e motononetas independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres, sem entretenimento, independente
• Proprietário(a) de bar e congêneres, com entretenimento, independente

2 - A Ocupação abaixo teve sua descrição alterada:

• Descrição atual da ocupação: Comerciante de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação independente
• Descrição a partir de 2019: Comerciante de artigos e alimentos para animais de estimação (pet shop) independente (não inclui a venda de medicamentos)

3 - Houve correção na redação da ocupação de “Viveirista Independente”, na qual passou a constar a incidência de ICMS.

4 - A partir de 2019 deixarão de ser autorizadas para o MEI as seguintes ocupações:

1. Abatedor(a) de aves independente
2. Alinhador(a) de pneus independente
3. Aplicador(a) agrícola independente
4. Balanceador(a) de pneus independente
5. Coletor de resíduos perigosos independente
6. Comerciante de extintores de incêndio independente
7. Comerciante de fogos de artifício independente
8. Comerciante de gás liquefeito de petróleo (glp) independente
9. Comerciante de medicamentos veterinários independente
10. Comerciante de peças e acessórios para motocicletas e motonetas independente
11. Comerciante de produtos farmacêuticos homeopáticos independente
12. Comerciante de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas independente
13. Confeccionador(a) de fraldas descartáveis independente
14. Coveiro independente
15. Dedetizador(a) independente
16. Fabricante de absorventes higiênicos independente
17. Fabricante de águas naturais independente
18. Fabricante de desinfestantes independente
19. Fabricante de produtos de perfumaria e de higiene pessoal independente
20. Fabricante de produtos de limpeza independente
21. Fabricante de sabões e detergentes sintéticos independente
22. Operador(a) de marketing direto independente
23. Pirotécnico(a) independente
24. Produtor de pedras para construção, não associada à extração independente
25. Proprietário(a) de bar e congêneres independente
26. Removedor e exumador de cadáver independente
27. Restaurador(a) de prédios históricos independente
28. Sepultador independente

O MEI que atue nessas atividades terá que solicitar seu desenquadramento no Portal do Simples Nacional.

O desenquadramento de ofício dessas ocupações, por parte das administrações tributárias, poderá ser efetuado a partir do segundo exercício subsequente à supressão da referida ocupação.

SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL

Fonte: Fenacon

14/12/2018



Para continuar a serem relevantes para os consumidores, os programas de fidelidade precisam entender e identificar os fatores mais importantes de engajamento. Por muitos anos, usar estratégias de fidelização por meio dessa ferramenta foi sinônimo da acumulação de pontos para obtenção de descontos em produtos, mas a realidade hoje é outra.

Atualmente, 51% dos participantes de programas de fidelidade globais, pesquisados pela Nielsen, empresa global de informação, dados e medição, afirmam que os descontos estão entre os três benefícios mais valorizados, seguidos por recompensas monetárias na forma de reembolso ou devolução de dinheiro. A grande questão, porém, é que ofertas genéricas geram pouco resultado.

Em 2015, o varejo brasileiro desperdiçou R$ 11 bilhões com promoções desnecessárias (de produtos que seriam comprados a preço cheio). Além disso, um outro estudo, da Hello Research, mostra que apenas 32% se recordam de ações promocionais nos supermercados, mostrando que, na maior parte dos casos, essas ações têm pouca relevância junto ao público.

Por este motivo, é preciso desenvolver promoções que sejam relevantes para cada consumidor, individualmente. Hoje, o uso de big data e Analytics permite identificar não somente perfis de compra, mas desenvolver iniciativas personalizadas que geram resultados até mesmo em segmentos em que é praticamente impossível gerar demanda.

Um ponto curioso é que as pessoas têm uma característica marcante: se acostumam rapidamente com as vantagens que recebem. Um bônus, desconto ou uma promoção causam grande satisfação na primeira vez em que acontecem, mas, em pouco tempo, se tornam “mais do mesmo”. Aquilo que era um diferencial se torna, rapidamente, o mínimo esperado das empresas. O mesmo acontece com os programas de fidelidade.

Tradicionalmente, os programas foram estruturados a partir do uso de uma única alavanca promocional (tipicamente, os descontos). O ponto é que o engajamento com a utilização dessa alavanca vai decrescendo ao longo do tempo: se, por exemplo, um investimento X em um programa de fidelidade gerava em um primeiro momento um engajamento de 40% dos clientes, posteriormente esse resultado cai para 15%. Por isso, é preciso aumentar os investimentos em outras iniciativas para continuar a estimular o cliente.

Descontos, cashback, serviços, conveniência, crédito: não importa qual seja o benefício, com o tempo, os consumidores exigem cada vez mais. Evidentemente, em algum momento o programa monoalavanca deixa de gerar resultado, provocando um novo dilema para as organizações. Como descontinuá-lo sem frustrar e afastar o público-alvo de sua marca?

Em nosso entender, a solução passa pelo uso intensivo de tecnologia e por uma abordagem multialavanca. Nesse caso, o desafio do CRM passa a ser o entendimento das principais formas de estimular o consumo para cada pessoa, individualmente. Cada indivíduo tem um mix diferente de motivadores de decisão de compra e, por isso, ferramentas como cashback, serviços e descontos têm impactos diferentes.

Dessa forma, uma estratégia com múltiplas alavancas de atração aumenta a flexibilidade do varejo em suas ações e gera alta eficiência operacional e promocional, ao mesmo tempo em que permite manter os custos sob controle.

Fonte: Administradores

14/12/2018



O QUE É O eSOCIAL?

O eSocial é um projeto do governo que unifica todas as informações trabalhistas e previdenciárias, ele tem o objetivo de facilitar o recolhimento e consulta de dados concentrando em um único local as informações que o governo precisa saber em relação a sua empresa.

QUAL A FINALIDADE DO GOVERNO COM O eSOCIAL?

O eSocial é apenas um vértice de todo o projeto de sped que o governo tem, nesse projeto ele já vinha reunindo muitas informações sobre as empresas.

O governo já tinha por exemplo as informações contábeis, fiscais entre outras
.
Com a chegada do eSocial ele passa também a ter acesso às informações trabalhistas de forma unificada.

QUAL O GRANDE PROBLEMA DO eSOCIAL?

Como acontece em todo novo projeto as empresas e as contabilidades que prestam serviço estão sendo oneradas para que seja possível entregar os primeiros projetos do eSocial.

Isso acontece porque toda mudança sofre um processo de adaptação, imagine como era a situação antes do eSocial, as empresas tinham informações completamente espalhadas o que tornava o recolhimento extremamente dificultoso.

Por exemplo, algumas informações sobre sócios não eram necessárias até que o eSocial passou a exigi-las para controle.

Hoje os cadastros do eSocial são muito mais completos, disponibilizam informações completas sobre os colaboradores da empresa e com isso inicia-se o controle também da medicina do trabalho do colaborador, desde atestados e exames médicos, tudo passa a ser controlado dentro do eSocial.

Com a exigência de tantas informações diferentes o governo achou por bem que o eSocial fosse inserido através de um processo com diferentes fases.

Isso possibilita estabelecer prazos para cada tipo de entrega a ser feita.

Segmentando as informações as empresas conseguem entregar de forma mais calma e eles recebem as informações de maneira mais ordenada.

Para saber exatamente quais são as fases do eSocial para a sua empresa basta acessar o site oficial do eSocial, lá encontrará cada uma delas.

O QUE É PRECISO ENTENDER EM RELAÇÃO AO ESOCIAL?

Um ponto crucial que as empresas devem entender é que a contabilidade não conseguirá fazer o eSocial sozinha, sem a ajuda direta do seu cliente.

Como são solicitadas muitas informações o profissional contábil precisa de ajuda para obtê-las e também precisa haver um processo de adaptação aos novos modelos, entre eles o que deve fazer em relação a destinar férias de um colaborador, os prazos que você tem para fazer o registro e tudo mais.

Com o eSocial não é mais possível para o empresário conceder férias a um colaborador e registrá-las no final do mês.

É preciso entender que é necessário seguir as regras e esse processo de adaptação junto com as fases citadas acima ajudará ao empresário a compreender que precisa adotar uma nova postura em relação a parte trabalhista da sua empresa.

Mas temos também uma contrapartida, com o eSocial o governo poderá dar multas para as empresas que não seguirem as diretrizes.

O governo tem autoridade para exigir desde a informação que tem que ser inicialmente prestada, o modo como essa informação será prestada, o momento em que deve ser prestada e até apontar irregularidades que forem identificadas.

Por exemplo, uma irregularidade trabalhista dependia da fiscalização do ministério do trabalho, que teria que ir até a empresa, hoje esse cenário já mudou.

A ausência de uma documentação relativa a parte do ministério do trabalho no que tange a segurança do trabalho poderá trazer problemas a empresa a curto prazo?

Sim, pois a informação estará disponível de maneira online, consequentemente a empresa corre o risco de ser penalizado de forma automática.

É essencial a compreensão de como o governo está mudando todo esse processo.

As informações relativas a débitos são processadas de maneira muito mais rápida, mas não será muito diferente do que já está acontecendo hoje.

Atualmente já contamos com uma velocidade muito maior no processamento de informações e cobrança de empresas, e isso tende apenas a se intensificar.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE eSOCIAL?

O primeiro ponto que deve ser compreendido pelo empresário é que ele precisa colaborar ativamente com o trabalho do contador, só assim o profissional contábil que atende a empresa vai conseguir fazer o eSocial da sua empresa.

O segundo ponto é essencial para que tudo seja feito de modo correto, não se pode deixar de lado as fases do eSocial, se deixar para a sua empresa correr atrás das informações com prazos muito curtos não terá tempo hábil de entregar e isso será um problema.

Todos os prazos pré-estabelecidos para entrega do eSocial não devem ser prorrogados, por isso a importância de seguir de forma correta o cronograma, essa disciplina e organização livrará a sua empresa de futuros problemas.

É preciso mudar a sua postura em relação a sua empresa, em relação ao que você manda para a contabilidade, quando você manda e como você manda.

Se mandou a informação de forma incompleta não será possível para o escritório contábil fazer o serviço, desse modo a sua empresa vai ficar irregular com funcionários sem registro e isso pode gerar problemas para você.

Inicialmente haverá um trabalho mais “pesado”, porém, depois que tudo estiver funcionando e organizado o eSocial trará muitos benefícios.

As informações dos seus colaboradores, as informações importantes da sua empresa estarão atualizadas junto ao governo.

E isso permite também a todos aqueles que querem e têm a devida permissão o acesso a informações mais organizadas e precisas, todos farão isso de uma forma muito mais prática pois o eSocial unifica todas essas informações.

Não deixe tudo para última hora, tome os devidos cuidados para que a sua empresa não fique irregular e se beneficie com a chegada do eSocial.

Fonte: Rede Jornal Contábil

14/12/2018



Se o fluxo de caixa é a força vital de um negócio, entender as tendências de vendas é o seu coração. Todo proprietário de um negócio precisa compreender o valor que esses dados têm, especialmente em épocas de altas volatilidade como o final do ano, momento em que os varejistas ganham 30% ou mais de suas vendas anuais.

Tendências de venda ou padrões ajudam a identificar oportunidades e problemas. Quando feito de maneira bem-sucedida, elas são subsídios a decisões como onde alocar a verba de marketing, precificação, necessidades de estoque, desenvolvimento e evolução.

Determine o crescimento ou a perda em relação ao mesmo período do ano anterior

O acompanhamento das vendas mês a mês e também no acumulado do ano e em relação aos anos anteriores, comparado com as suas previsões, é a peça fundamental para o sucesso do seu negócio. Se você não estiver rastreando as suas vendas e as comparando com o que você já fez em outros momentos, então será impossível determinar se você está tendo sucesso ou não.

Defina metas de vendas

Como em todo rastreamento, você precisa definir metas de vendas que estejam de acordo com a realidade e os objetivos do seu negócio. Olhe para o índice mínimo, mas tome cuidado e perceba como os resultados das vendas foram alcançados.

Por exemplo: você só vende um produto com sucesso abaixo de um determinado preço? Essa informação torna-se essencial para a sua estratégia de preços – que pode resultar em um maior volume de vendas.

Rastreie as margens de lucro

Você também precisa olhar de perto as suas margens de lucro – elas são realistas para você e para os seus consumidores? Comparar as vendas atuais com as de meses ou anos anteriores habilita você a identificar tendências. Isso é fácil de ser feito com uma boa ferramenta de relatórios. Talvez as suas vendas tenham crescido porque você ganhou um novo cliente valioso ou porque introduziu um novo produto popular na sua linha.

Seja qual for a razão, entendê-la vai permitir que você capitalize a oportunidade que se apresenta. Se o novo cliente é uma indústria de um segmento pouco explorado, então talvez você possa oferecer os mesmos serviços e produtos para outras empresas do mesmo setor. Se a nova linha de produtos é tão popular, será que as linhas antigas continuam sendo viáveis?

Por outro lado, suas vendas podem ter encolhido porque você perdeu um bom vendedor ou porque você aumentou os seus preços. Se for possível entender os motivos então você pode resolver o problema. Você precisa de um vendedor mais experiente ou precisa de um programa mais eficiente para reter aqueles que atualmente já estão com você? O que o seu preço diz?

As tendências de vendas oferecem uma grande quantidade de informações valiosas. Basta que você as analise e use em seu benefício.

Fonte: Rede Jornal Contábil

14/12/2018



As expectativas para a economia em 2019 são moderadas, mas positivas. A previsão dos especialistas é que o país cresça entre 2% e 3% no próximo ano.

Para as empresas, isso significa que é preciso continuar cortando custos, mas é um bom momento para investir assertivamente no que vai fazer seu negócio crescer. Outro item que vai ser o diferencial de muitos negócios em 2019 é a inovação. Cada vez mais, o mercado dará espaço para empresas criativas e focadas no sucesso do cliente.

Neste artigo, separamos 4 dicas que vão te auxiliar a começar 2019 com tudo:

1. Faça um balanço de 2018

O primeiro passo para encontrar oportunidades de crescer no próximo ano é analisar os números de 2018 e de outros anos anteriores. Para isso, faça um balanço de resultados e faça uma análise de maneira inteligente.

Não olhe apenas para o faturamento. Analise seus custos fixos, veja quais foram os produtos mais vendidos, verifique como foi o giro de estoque de cada SKU. Com base nessa análise, você consegue ver oportunidades de enxugar o estoque e o mix para aumentar as vendas, por exemplo, e outras possibilidades de redução de custos.

A ideia aqui é encontrar quais são os pontos fortes da sua lucratividade e o que realmente agrega valor ao seu negócio.

2. Dê atenção especial à sua equipe

Já falamos que a inovação é o diferencial das empresas que se destacam em cenários de crise, certo? Mas, muitas empresas negligenciam o que deve ser o foco desse processo: as pessoas. A sua empresa é, de fato, a somatória das pessoas que a compõem. Por isso, investir em sua equipe é investir no crescimento do seu negócio.

Para entrar em 2019 com o pé direito, é preciso avaliar a produtividade da sua equipe, verificar o desempenho individual de cada membro, observar se é hora de ampliar o time. Mas, principalmente, organize seu planejamento orçamentário para investir na capacitação dos colaboradores e no desenvolvimento de suas habilidades.

3. Use a tecnologia a favor da sua empresa

Já faz alguns anos que a transformação digital impacta a gestão e a organização de empresas de todo porte. A cada dia, fica mais claro que os negócios que não se adaptarem a esse cenário serão engolidos pelo mercado.

Se a sua empresa ainda não entrou de vez nessa era, 2019 é sua última chance. Para crescer, você precisa ter dados assertivos.

Ou seja: é hora de dar adeus às planilhas de controle financeiro e de outros pontos da gestão e investir em uma solução adequada para as necessidades do seu negócio. Isso vai te ajudar a poupar tempo, enxugar custos e ampliar sua lucratividade.

4. Entenda quem é o seu cliente

Conectar-se com o seu cliente é o segredo para o sucesso. Para tanto, invista em entender o seu perfil e crie ações aderentes à sua realidade. Por exemplo: quais sazonalidades fazem sentido para o seu cliente? Quais produtos podem ser vendidos como um combo? Em que períodos do ano seu cliente precisa de descontos?

Ter essa inteligência é importante para o seu planejamento e o seu posicionamento. Na verdade, todos os dados do seu negócio, se bem analisados, podem trazer excelentes insights para impulsionar o seu crescimento em 2019.

Conclusão

Os dados nunca foram tão importantes para o crescimento das empresas quanto são agora. A gestão guiada por dados é a chave para a assertividade na tomada de decisões e, consequentemente, a redução de custos e o aumento de rentabilidade.

Fonte: Administradores

7/12/2018



Existe um modismo que a melhor maneira de engajar colaboradores é mantê-los motivados no ambiente de trabalho, mas a tal motivação é algo que ninguém consegue criar por ser individual. Todos temos nossas motivações naturais. Salário, benefícios, desemprego, família, são alguns motivadores que possuímos naturalmente e deveriam ser suficientes para despertar a vontade de produzir com qualidade.

Mas, a verdadeira e única forma de manter seus colaboradores engajados é permitir que todos se sintam parte das soluções e entendam que seu trabalho – independente da função – é um elo importante para o resultado do negócio.

Quando contratamos um novo colaborador, criamos um ambiente de festa pela sua chegada. Muitas empresas possuem Kit de boas-vindas, todos são receptivos, há uma supervisão próxima que acompanha os seus primeiros passos dentro da empresa, fala-se sobre a grandeza da empresa e seus produtos e serviços e todo o ambiente é contagiante.

Do outro lado, cada novo colaborador sente a alegria de ter conseguido a vaga, está disposto a fazer o melhor, se encanta com o ambiente receptivo e tem alegria de acordar toda a manhã para trabalhar.

O grande problema é que com o passar do tempo todo esse ambiente desaparece em meio a fofocas, liderança fraca, abandono profissional, a quase proibição de opinar ou sugerir algo, falta de perspectiva de desenvolvimento profissional e principalmente, o sentimento de que você é pago apenas para trabalhar e não para dar palpites.

Profissionais de recursos humanos tem papel fundamental na preservação do ambiente inicial onde todos são cativados a pensar e produzir em uma só direção, não permitindo que haja essa gangorra de sentimentos. Precisam reaprender a ouvir, sorrir, desafiar colaboradores a participarem indicando problemas e soluções.

Na maioria das vezes 90% das soluções de problemas estão dentro de casa. Muitos contratam consultorias para apresentarem soluções que os próprios colaboradores já sabiam, mas que ninguém permitiu que apresentasse.

Portanto, a única forma de ter uma equipe coesa, participante, vibrante e com vontade de fazer é engajando todos nos processos internos do negócio. Convoque a equipe apresente as dificuldades e desafie-os a apresentar as soluções. Deixe claro que cada sugestão será avaliada no aspecto tempo, financeiro e de eficácia antes de ser implementada. Premie as melhores sugestões mesmo que não sejam aproveitadas demonstrando que a participação foi bem recebida. Abra um canal de comunicação permanente com seus colaboradores. Monitore e treine as lideranças para que esse processo seja disseminado e mantido dentro do negócio.

Empresas não precisam de colaboradores motivados, mas engajados nos objetivos do negócio, participando ativamente dos processos sentindo-se vivos, de novo, como se tivessem começado ontem na sua empresa.

Fonte: Administradores

7/12/2018



As empresas que fazem parte do segundo grupo da EFD-Reinf (com faturamento até R$ 78 milhões em 2016) devem estar atentas à aproximação do prazo para apresentação da obrigação. A partir de 10 de janeiro de 2019, esses contribuintes já deverão prestar as informações ao sistema.

Diante das constantes alterações de cronograma pelas quais passou a EFD-Reinf, dúvidas surgem quanto aos prazos das próximas entregas. Por esta razão, cabe relembrar as datas válidas:

  • 1º grupo: empresas do primeiro grupo devem continuar enviando seus eventos normalmente, até o dia 15 do mês subsequente.

  • 2º grupo: a partir das 8 horas de 10 de janeiro de 2019, referentes aos fatos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2019;

  • 3º grupo: a partir das 8 horas de 10 de julho de 2019, referentes aos fatos ocorridos a partir de 1º de julho de 2019; e

  • 4º grupo: em data a ser fixada em ato da Receita Federal do Brasil.

Importante destacar que as empresas devem enviar os eventos até o dia 15 do mês subsequente. Caso o último dia previsto para a entrega não seja útil, a transmissão deve ser antecipada para o último dia útil anterior.

A mais recente mudança em relação ao calendário da EFD-Reinf deu-se por meio da Instrução Normativa RFB nº 1.842/2018, que alinhou a entrega dessa obrigação ao eSocial.

Evite penalidades, atrasos na entrega e as pesadas multas por erro na escrituração digital!

Fonte: Rede Jornal Contábil

7/12/2018



Desde janeiro de 2017, todas as indústrias, equiparados industriais e estabelecimento atacadista deverão enviar à Receita Federal, mensalmente, informações sobre o consumo da produção, estrutura de produtos entre outras informações. O principal objetivo com esta alteração é melhorar o controle sobre os contribuintes. Por meio desses dados, o fisco conseguirá “fechar o ciclo” das informações e, receberá indicações dos estoques desde a compra da matéria-prima até a elaboração do produto final.

Em função das mudanças trazidas pela nova exigência, as empresas deverão avaliar os principais impactos que poderão sofrer em seus processos produtivos e realizar alterações necessárias. O Bloco K terá impacto, principalmente, nas áreas de logística, engenharia e produção.

Qual será a exigência deste bloco?

Bloco K é o Livro de Registro de Controle da Produção:

  • A entrega deste bloco começará em JANEIRO/2019, e deverá ser mensal ou o período mais curto da apuração do ICMS ou IPI.

  • Este bloco se destina a informações de consumo (quantidade) da produção, insumos consumidos como: matéria prima, material de embalagem.

  • Deverá ser apresentado no arquivo do EFD-ICMS/IPI.

Veja os prazos para entrega:



Conclusão

Algumas empresas não possuem o controle da produção e dos estoques e, a partir de 2019, terão que se ajustar a esta nova realidade exigida pelo fisco. No caso das empresas que não possuem os controles exigidos, será necessário criá-los do zero, e isso envolve desde o mapeamento do processo produtivo, das movimentações de estoque, das perdas ou quebras, movimentações existentes com terceiros, até os ajustes de inventário, compras, vendas e outras operações. Em alguns casos, será necessário rever a cultura da empresa em relação a alguns processos, além de uma boa solução tecnológica.

Fonte: Rede Jornal Contábil

7/12/2018



No período de 10 a 28 de dezembro de 2018, os contribuintes optantes pelo Programa Especial de Regularização Tributária (Pert) – demais débitos (inciso II do § 1º do art. 4º da Instrução Normativa RFB nº 1.711, de 2017) deverão prestar as informações necessárias para a consolidação do parcelamento.

O contribuinte deverá indicar os débitos que serão incluídos no parcelamento, a quantidade de parcelas pretendidas e o valor dos créditos de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) ou de outros créditos próprios, passíveis de utilização na modalidade, se for o caso.

Se no momento da opção pelo Pert o contribuinte indicou indevidamente modalidade para a qual não possui débitos a serem parcelados, será possível a correção da modalidade.

Os contribuintes que não prestarem as informações para a consolidação ou não pagarem o saldo devedor vencido até dezembro de 2018 serão excluídos do programa.

Fonte: Blog Guia Tributário

30/11/2018



Governo paulista autoriza contribuintes parcelar débitos de ICMS-ST gerados até 30 de setembro de 2018.

A novidade veio com a publicação da Resolução Conjunta SF/PGE nº 3/2018, publicada no dia 24 deste mês no DOE-SP, dispõe sobre o parcelamento de débitos fiscais relacionados com o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS devido a título de sujeição passiva por substituição tributária.

De acordo com a Resolução Conjunta SF/PGE nº 3/2018 os débitos fiscais relacionados com o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS devido a título de sujeição passiva por substituição tributária, cujos fatos geradores tenham ocorrido até 30.09.2018, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou não, poderão ser recolhidos, excepcionalmente, em até 60 (sessenta) parcelas mensais.

O ICMS devido a título de Substituição Tributária não possui parcelamento ordinário, este é um parcelamento excepcional, isto porque o prazo de adesão vai até o final de maio de 2019 (Vide § 3º da Resolução Conjunta SF/PGE nº 1/2018).

Débitos contemplados

Poderão ser parcelados débitos fiscais relacionados com o ICMS devido por substituição tributária:

1. declarados pelo contribuinte e não pagos;

2. exigidos por meio de Auto de Infração e Imposição de Multa – AIIM;

3. decorrentes de procedimento de autor regularização no âmbito do programa “Nos Conformes”, instituído pela Lei Complementar 1.320, de 06.04.2018.
Débito fiscal

Para fins do disposto na resolução (§ 4º do Art. 1º):

Considera-se débito fiscal a soma do imposto, das multas e demais acréscimos, calculados até a data do deferimento do pedido de parcelamento, ressalvado o disposto no § 1º do artigo 528 do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto 45.490/2000.

Pedido de Parcelamento

O pedido de parcelamento, nos termos desta resolução, de débitos fiscais não inscritos em dívida ativa, deverá ser efetuado:

I. por meio do Posto Fiscal Eletrônico – PFE, quando a soma dos valores originais dos débitos fiscais declarados for igual ou inferior a R$ 50.000.000,00;

II. mediante preenchimento do formulário, modelo 1 ou 2, o qual deverá ser protocolizado no Posto Fiscal de vinculação do contribuinte, nas demais hipóteses.

Tratando-se de débitos inscritos em dívida ativa, ajuizados ou não, o pedido de parcelamento deverá ser efetuado pelo representante legal do contribuinte, pelo endereço eletrônico.

Prazo de adesão

O prazo para adesão ao parcelamento autorizado pela Resolução Conjunta SF/PGE nº 3/2018, vence em 31 de maio de 2019.

Valor de cada parcela

O valor de cada parcela será obtido:

I. para parcelamentos em até 20 (vinte) parcelas mensais, mediante a divisão do valor do débito fiscal a ser parcelado pelo número de parcelas.

II. para parcelamentos em até 60 (sessenta) parcelas mensais:

a) quanto à primeira parcela, mediante a aplicação do percentual de 5% ao valor do débito a ser parcelado;

b) quanto às demais parcelas, mediante a divisão do valor do débito remanescente pelo número de parcelas restantes.

Mas o valor de cada parcela será de no mínimo R$ 500,00 (quinhentos reais).

Serão acrescidos ao valor de cada parcela, por ocasião de seu recolhimento, juros, não capitalizáveis, equivalentes:

1. à taxa referencial do Sistema de Liquidação e de custódia – SELIC, acumulada mensalmente, calculados a partir do mês subsequente ao do deferimento do pedido de parcelamento até o mês anterior ao do recolhimento da parcela;

2. a 1%, relativamente ao mês em que ocorrer o recolhimento da parcela.

Na hipótese de parcelamento em que tenham sido incluídos débitos fiscais constantes em mais de uma Certidão de Dívida Ativa, deverá ser observado o valor mínimo da parcela para cada uma das certidões.

Assim, se o parcelamento for realizado em mais de 20 parcelas, o valor da primeira será de 5% do valor do débito.

Qual é a implicação de possuir débito de ICMS Substituição Tributária?

Ainda que este parcelamento não tenha previsão de redução de multa e juros, é uma grande oportunidade para o contribuinte regularizar a sua situação e evitar responder criminalmente pela dívida.

O valor do ICMS devido a título de substituição tributária, assim como o IPI, é cobrado à parte no documento fiscal do destinatário da mercadoria. Portanto, o responsável tributário (substituto) deve repassar o valor do ICMS-ST aos cofres do Estado no prazo regulamentar, sob pena de incorrer no crime de apropriação indébita (Vide Art. 3º da Portaria CAT 04/2008).

Fonte: Siga o Fisco / Contábeis

30/11/2018



Quando uma empresa cria uma página nas redes sociais, pressupõe-se que tenha o objetivo principal de manter um canal aberto e direto com o cliente. Por se tratar de uma excelente ferramenta para medir a relevância de sua empresa na sociedade, as redes sociais servem como termômetro para você entender o que o seu cliente pensa e deseja da sua marca, se o seu produto está ou não agradando.

A maioria dos comentários ou mensagens deve ser usada para facilitar o entendimento e atendimento ao cliente. Se esse canal, for bem trabalhado, rapidamente vai fidelizar e captar novos clientes, mas isso só vai acontecer se a empresa aprender a ouvir e entender o desejo do público.

Como conquistar fãs?

Estar nas redes sociais não significa somente abrir uma conta. É preciso que haja interação com os fãs por meio da produção de um conteúdo de qualidade e de interesse do seguidor, sem nunca deixar de lado um bom trabalho de relacionamento com o consumidor. Usuários que recebem atenção e uma “prestação de serviços” certamente irão se tornar fãs da sua marca e vão influenciar positivamente outras pessoas, tornando-se porta-vozes do seu negócio, além de transformar a sua marca em referência para assuntos do seu setor.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil tem mais smartphones ativos do que pessoas, são 220 milhões de celulares em funcionamento no país contra 207,6 milhões de habitantes (dados do IBGE). Por esses dados, podemos concluir que com o uso dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, cada vez mais difundidos, as empresas têm em mãos um vasto campo para explorar e as redes sociais é o campo escolhido para se jogar essa partida. Entre as cinco principais redes sociais do mundo estão o Facebook com mais de 2 milhões de inscritos, seguido pelo YouTube e WhatsApp com 1,5 milhão cada, Facebook Messenger com 1,3 milhão e o Instagram com Um Milhão de usuários. Trata-se de um imenso universo para fidelizar e conquistar novos fãs. Estar presente nas redes sociais é estar a um click do cliente.

Em comunicação digital é preciso se aproximar dos seguidores, entender o que eles querem e oferecer isso. Mas é preciso ter em mente que esse não é um trabalho fácil, que não é qualquer pessoa que pode cuidar da imagem da sua marca ou produto nas redes sociais. Por ser um trabalho que exige atenção, dedicação, seleção criteriosa dos materiais que serão publicados e da linguagem que será empregada, a pessoa responsável por sua rede social também deve ser capacitada para desenvolver essa atividade.

Existem inúmeros meios e estratégias de marketing para atingir o seu público alvo. Uma página desatualizada, com um conteúdo ruim ou com erros de língua portuguesa, por exemplo, irá depor contra a imagem da sua marca. Um cliente que não recebe um feedback rápido e apropriado não se sentirá acolhido e irá procurar uma outra empresa que o satisfaça ou o atenda de maneira eficaz.

Oferecer um conteúdo de valor, informativo, relevante e útil, fazer uso das ferramentas de anúncio das próprias redes sociais, ter o apoio de clientes antigos por meio de depoimentos, criar ofertas específicas para os seus seguidores, ter planejamento, periodicidade e sistemática; apostar em parcerias com blogueiros ou produtores de eventos, atender imediatamente ao consumidor - tanto aquele que está satisfeito, mas principalmente aquele que demonstra qualquer insatisfação -, são ações que podem ser cruciais para fidelizar ou perder vários clientes em potencial.

Criar uma presença digital de qualidade pode parecer simples, mas o ideal é consultar um profissional ou agência que tenha qualificação. A ideia é engajar o público ao ponto de ele fazer propaganda gratuita para a sua empresa. Isso só irá acontecer com um trabalho bem alinhado aos objetivos a serem alcançados, e com o emprego de métricas e estatísticas para mídias sociais. Em um mundo altamente conectado, usar as mídias sociais para ficar próximo ao público é fundamental para qualquer negócio.

Fonte: Administradores

30/11/2018



Muitos profissionais ainda possuem o entendimento que a divisão de opção tributária, em Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real pode ser classificada direta e simplesmente pelo porte da empresa, respectivamente em pequeno, médio e grande porte. Ora, não podemos realizar esta classificação de forma simplista deixando detalhes tão cruciais como o produto ou serviço comercializado, o tratamento tributário a partir do código NCM, canal de venda (consumidor final ou revenda) e eventuais benefícios fiscais que possam existir e aplicar.

Orienta-se realizar estudo tributário para que cada pessoa jurídica tenha a certeza que está enquadrada na opção tributária que mais a beneficia, com a menor carga tributária aplicada a sua atividade.

Um dos pontos iniciais e fundamentais no estudo tributário é ter posse da informação de qual regime tributário a pessoa jurídica poderá optar. Isto pode ser obtido a partir dos dados de seu faturamento, atividades desenvolvidas (principais, secundárias e inclusive as não habituais), a forma que seu quadro societário está constituído, eventuais investimentos em outras empresas, participações ou bens no exterior.

Com posse destes dados pode-se então realizar os cálculos necessários para entender qual o montante de impostos e contribuições que serão desembolsados em cada um dos regimes. Outro dado necessário é a projeção de faturamento para o ano que se realiza este estudo. Podem ser utilizados faturamentos do ano imediatamente anterior para demonstrar a diferença de apuração dos tributos, mas sem ignorar o fato que a empresa analisada pode possuir uma projeção de faturamento superior ao ano imediatamente anterior.

O cenário de uma empresa pode alterar em períodos considerados de curto prazo, então o ideal é haver estudos com a finalidade de obter a informação do melhor regime tributário, ao final de cada ano-calendário para iniciar o próximo ano no regime tributário mais benéfico.

Fonte: Contábeis

30/11/2018



As empresas de qualquer tamanho poderão abrir contas em banco por meio da internet. O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou a novidade, que passará a valer imediatamente.

A conta aberta por meio eletrônico – por meio do site do banco ou de aplicativos – está disponível para pessoas físicas desde 2016 e para microempreendedores individuais (MEI) desde janeiro deste ano. Esse tipo de conta é igual a uma conta normal, com a diferença de não exigir a ida a uma agência bancária para abri-la.

De acordo com o chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), João André Pereira, a medida se justifica por causa do cenário de evolução tecnológica, que facilitou o desenvolvimento de aplicativos e dos controles de segurança. “Julgou-se viável dar mais esse passo para permitir a abertura [de contas] a pessoas jurídicas. Todas as regras de segurança, prevenção à lavagem de dinheiro, de controle, de identificação do titular continuam valendo”, declarou.

Segundo Pereira, a mudança vai melhorar a concorrência entre os bancos, ao permitir a instituições financeiras com menos agências oferecer a abertura de contas a todos os públicos. “Esperamos impacto positivo na medida em que [a novidade] facilita o acesso a empresas menores. Isso pode estimular a concorrência entre as instituições”, explicou.

A autorização para a abertura por meio eletrônico por empresas vale para as contas normais de depósito, que oferecem livre movimentação, talão de cheques e operações de crédito (como cheque especial) e de investimentos. As contas eletrônicas, que isentam o cliente de tarifas caso seja movimentada exclusivamente pela internet, por caixas eletrônicos e pelo celular, continuam a valer somente para pessoas físicas.

As contas de pagamento (também chamadas de pré-pagas), que não permitem a utilização de cheque especial, apenas a retirada de recursos previamente depositados, estão disponíveis tanto a pessoas físicas como a pessoas jurídicas.

Leasing

Uma das modalidades mais antigas de financiamento, o arrendamento mercantil, também conhecido como leasing, ganhará uma classificação. O CMN separou essas operações em duas modalidades: arrendamento financeiro e operacional.

De acordo com o BC, a classificação tem como objetivo adequar o sistema aos padrões internacionais mais recentes. Operação semelhante a um aluguel e usada para máquinas e equipamentos, o leasing permite ao arrendatário optar, ao final do contrato, por renovar a operação ou comprar o bem arrendado.

Com a classificação, o leasing passará a ser dividido em operacional, em que a operação não abrange a maior parte da vida útil do bem, permitindo a troca por um modelo mais atualizado. Segundo o BC, esse tipo de arrendamento costuma ser aplicado a computadores de empresas, que são alugados e periodicamente são renovados. No leasing financeiro, o contrato se estende por praticamente toda a vida útil do bem, que costuma ser adquirido pelo usuário no fim do financiamento, aproximando-o de uma operação de crédito.

Fonte: Agência Brasil

23/11/2018



Quando você gerencia uma PME, você não quer implantar soluções complicadas. Com uma pequena equipe de marketing já sobrecarregada com diversas tarefas, não há recursos e tempo para aprender e testar novas opções extravagantes. Você precisa de algo que seja simples, eficaz e mensurável.

É por isso que indicamos a adoção de uma plataforma de Automação de Marketing para PMEs. O sistema irá automatizar todas as tarefas repetitivas e tediosas, deixando tempo para sua equipe focar em ações estratégicas e construir relacionamentos.

A Automação de Marketing não é mais uma opção voltada só para grandes empresas. Pelo contrário, o mercado de PMEs é um dos mercados de crescimento mais dinâmico. A Operação de Marketing pode ajudá-lo a escolher implantar e operar uma solução adequada ao perfil de sua empresa.

Nenhuma empresa é pequena demais para tirar proveito da automação de marketing. Na verdade, as pequenas empresas são ideais para automação de marketing devido à sua necessidade de fazer mais com menos, de serem eficientes e construir processos de negócios repetitivos. Além disso, as pequenas empresas muitas vezes têm um caminho mais fácil para a implantação do que seus rivais maiores. Tamanho adiciona complexidade. Quanto maior o número de pessoas, maior é a complexidade. Treinamento e planejamento são fundamentais, independentemente do tamanho da organização.

Processos existentes serão avaliados e otimizados. As pequenas empresas são mais ágeis para absorver os impactos no tranco. No fim das contas, é menos sobre o tamanho da sua empresa e muito mais sobre a composição de sua equipe de marketing.

Por que implantar Automação de Marketing?

  • Ganhos de economia de escala e produtividade na realização de tarefas repetitivas (criação de landing pages, newsletters, disparo de campanhas, gerenciamento de leads), minimizando operações redundantes;

  • Eficácia nos processos de Marketing – maior conversão, mais rapidez e prontidão e mais controle sobre os resultados com métricas concretas;

  • Área de marketing mais ágil e flexível, podendo reagir mais rápido às mudanças do mercado;

  • Nutrição dos seus leads de forma adequada, contatando as pessoas certas na hora certa;

  • Qualificação de leads – capacidade de criar diversos clusters comportamentais e disparar ações que geram mais engajamento e conversão com menos esforço;

  • Facilidade de identificar e otimizar processos existentes (geração de leads e gerenciamento da comunicação através de diversos canais);

  • Segmentação e gerenciamento adequado de prospects e clientes;

  • Campanhas mais focadas e relevantes;

  • Aumento do faturamento através de maiores taxas de conversão em vendas;

  • Rastreamento de leads, análise de resultados e mensuração do retorno do investimento em marketing;

  • Comprovação de ROI: Quando integrado a um sistema de CRM. Fechamento do ciclo de todo o processo, desde o primeiro clique do lead até a compra, sincronizando os dados entre Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente, permitindo mensurar o ciclo de vendas completo.


Alguns estudos indicam que as PMEs precisam de automação de marketing principalmente para gerenciamento de contatos (74%), e-mail marketing (55%) e campanhas de gotejamento (43%).

A Automação de Marketing é uma grande ferramenta para PMEs, embora tomar a decisão e escolher a plataforma possa parecer assustadora. Mas com tantas opções disponíveis, pergunte-se "O que a Automação de Marketing deve melhorar em nossa empresa? O que exatamente precisamos? ".

Utilizar um Sistema de Automação de Marketing não é apenas automatizar o Marketing, mas sim repensar o Marketing (processos, tecnologia, pessoas e conteúdo). É dar a oportunidade de comprovar o seu devido valor para o negócio e aproveitar o que essas ferramentas oferecem.

Fonte: Administradores

23/11/2018



Foi publicada, no Diário Oficial da União de hoje, a Portaria RFB nº 1.788, de 2018, que trata de disponibilização de dados no âmbito da administração pública federal envolvendo a tecnologia blockchain.

O compartilhamento dos dados cadastrais, como a base no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), é uma obrigação das administrações tributárias prevista no art. 37, inciso XXII, da Constituição Federal de 1988.

Além da utilização nas administrações tributárias, o cadastro CPF é o número de identificação de fato utilizado no Brasil, existindo mais de 800 convênios de troca de informações celebrados entre a Receita Federal e diversas entidades de todos os poderes e esferas.

O desenvolvimento de mecanismos seguros e eficientes para realizar o compartilhamento dessa base cadastral é um desafio constante da Receita Federal, que busca balancear a rastreabilidade dos dados com a maior facilidade no acesso aos dados pelas entidades autorizadas.

A tecnologia blockchain, que tem como principal característica disponibilizar um conjunto de dados, de maneira distribuída, imutável, e com claro rastreamento de qual partícipe fez qual alteração nos dados, se mostra bastante interessante para ambiente onde a confiança é indispensável.

Assim, a Receita Federal disponibiliza agora o bCPF, o blockchain do Cadastro de Pessoas Físicas. Uma solução G2G (Government to Government – Governo para Governo) que busca simplificar o processo de disponibilização da base CPF, com mecanismos seguros, integrados e eficientes.

A implementação da Receita Federal utiliza a tecnologia Blockchain, em uma abordagem de rede permissionada em que apenas as entidades autorizadas participarão da rede. Toda a tecnologia está baseada em software livre de código fonte aberto e auditável.

Além da própria blockchain, a solução bCPF também prevê smart contracts (contratos inteligentes), que se utiliza da tecnologia blockchain para prever funcionalidades e controles adicionais que tornam o bCPF seguro e possível.

A solução, desenvolvida em parceria com a Dataprev, já está em piloto com o Conselho de Justiça Federal (CJF), e se prevê um máximo de 6 meses para migração completa dos convênios de troca de informações.

Olhando-se para o futuro, no modelo blockchain da Receita Federal são três os tipos de participação: (i) a participação apenas para consumo dos dados, (ii) a participação para contribuição sobre um campo do dado e (iii) a participação para alteração do dado, esta última a ser realizada pela entidade com as prerrogativas legais para esta ação prevista em smart contracts. Tais modelos permitirão a implementação não só do bCPF, mas de futuras soluções a serem disponibilizadas pela RFB, tanto para Governo, quanto para toda a sociedade.

A nova norma altera a Portaria RFB nº 1.639, de 22 de novembro de 2016, que estabelece procedimentos para disponibilização de dados de que trata o Decreto nº 8.789, de 29 de junho de 2016.

Fonte: Receita Federal

23/11/2018



Não importa qual seja a atuação da sua empresa nem o tamanho dela. Certamente você deve estar jogando dinheiro fora de alguma maneira. É muito comum encontrar empresas que não se dão conta dos gastos desnecessários e prolongam essa situação por anos. Pode até não ser um valor muito expressivo, mas por que não cortar gastos que, na verdade, são dispensáveis? A longo prazo, esses valores podem somar grandes quantias que poderiam ter sido investidas, em vez de desperdiçadas.

Mas, como identificar esses gastos desnecessários? Essa, de fato, não é uma tarefa fácil. Porque muitas vezes eles estão bem ocultos. É preciso vasculhar a fundo para descobrir os desperdícios e as contas supérfluas. Levantamos algumas maneiras que podem te ajudar nisso. Vem ver.

Como encontrar e cortar gastos desnecessários da sua empresa?

1. Faça um mapeamento dos processos

Para te ajudar a vasculhar os problemas da sua empresa, é preciso fazer todo um mapeamento das atividades. Ao analisar os processos internos do seu negócio, com certeza você vai se deparar com algum gasto que pode ser cortado.

Por exemplo, será que a sua empresa não está pagando por dois sistemas de gestão para fazer processos diferentes, enquanto poderia trocar por um mais eficiente que envolva todos os processos e, consequentemente, pagar menos por isso? Portanto, observe detalhadamente cada processo da sua empresa e busque por essas falhas imediatamente.

2. Analise o fluxo de caixa

Para cortar gastos na sua empresa, sem, é claro, diminuir a qualidade dos seus produtos ou serviços, você precisa analisar o fluxo de caixa. Ao avaliar um histórico de receitas e gastos do negócio, fica mais fácil identificar eventuais aumentos de custos. Eles podem estar no aumento de preços dos insumos, no crescimento de gastos logísticos, entre outros.

3. Verifique os contratos

Cortar gastos também passa por analisar os contratos com fornecedores. Por exemplo, pode acontecer de você ter fechado uma parceria com um fornecedor meses atrás que era super vantajosa, mas as condições mudaram e você não se atentou.

Por isso, é importantíssimo que você reveja todos os contratos da empresa, pesquise preços e observe se eles estão mesmo dentro do que é melhor para o seu negócio. Estude se existe a possibilidade até mesmo de você internalizar alguma área que é terceirizada, desde que isso seja interessante para a empresa e reduza custos.

4. Controle o estoque

O controle de estoque da sua empresa é fundamental se o seu objetivo é cortar gastos. Matérias-primas e mercadorias de baixa rotatividade diminuem o capital de giro do seu negócio.

Por isso, você precisa ter um processo efetivo de controle de estoque, que defina datas e cálculos precisos do que é necessário ser comprado de cada item. Além disso, adotar medidas simples, como dispor novos produtos no fundo das prateleiras para que os que estão próximos à data de vencimento saiam primeiro, já evita perdas e reduz custos.

5. Invista em tecnologia

Para encontrar e cortar gastos desnecessários da sua empresa, você precisa sempre avaliar as ferramentas utilizadas no seu negócio, verificando a relação entre custo e benefício. Muitas vezes, vale mais a pena investir em equipamentos modernos do que gastar com manutenção e consertos. O alto custo inicial logo é pago, considerando o aumento da produtividade e a diminuição de gastos com o equipamento anterior.

O mesmo vale para a gestão da sua empresa. Não adianta contar com um sistema que não atende às suas necessidades ou até mesmo sequer usar um sistema. Empresas mais tradicionais costumam não confiar em automatização. Mas ela é essencial para evitar falhas. Por isso, conte com um ERP que realmente otimize a gestão da sua empresa.

Fonte: Administradores

23/11/2018



A Receita Federal disponibilizou, no Portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), uma consulta à base Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) que pode ser parametrizada por nome empresarial, nome fantasia, UF e situação cadastral.

Para utilizar o serviço basta acessar o Portal da Redesim, no endereço www.redesim.gov.br, e realizar o login na área do usuário. Caso a pessoa ainda não possua uma conta na área do usuário da Redesim, é só realizar o cadastro online. É bem simples.

Esse é só o primeiro serviço oferecido. Novas funcionalidades que facilitarão a vida do cidadão empreendedor já estão programadas e serão ofertadas em breve. Não deixe de acompanhar. A Receita Federal seguirá contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade do País.

Um dos objetivos de Resultado do Mapa Estratégico 2016-2019 da Receita Federal é “Contribuir para a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade do País”.

Hoje, quase metade dos processos de abertura de pessoa jurídica no Brasil são concluídos em até três dias, para negócios considerados de baixo risco. A Receita Federal, em articulação com diversos outros órgãos que compõe a Redesim, tem implementado sistemas que estão favorecendo a diminuição do tempo de abertura dessas pessoas jurídicas.

A Receita Federal, em seu papel de Integrador Nacional desta grande Rede, desenvolveu um sistema que monitora os tempos do processo de constituição das pessoas jurídicas, denominado Portal de Gestão e Monitoramento da Redesim, além de ser possível discriminar por atividades econômicas e por períodos diversos, a partir de janeiro de 2017.

A aferição do perfil de tempo para abertura das pessoas jurídicas no Brasil, em setembro e outubro de 2018 foi o seguinte:

• 48% das pessoas jurídicas são constituídas em até 3 dias;
• 22% das pessoas jurídicas são constituídas entre 3 e 5 dias;
• 11% das pessoas jurídicas são constituídas entre 5 e 7 dias;
• 19% das pessoas jurídicas são constituídas em mais de 7 dias.

Fonte: Portal de Gestão e Monitoramento da Redesim: (acesso em 12/nov/2018)
O objetivo é que o processo de abertura de pessoas jurídicas para baixo risco fique em até 3 dias. Nessa situação, são duas etapas para completar o processo:

Etapa de Viabilidade – momento em que o empresário especula, junto à Prefeitura do Município, se seu empreendimento pode ser realizado naquele endereço com as atividades econômicas pretendidas e, também, se o nome escolhido para a futura empresa pode ser utilizado.

Etapa de Registro e Inscrições Tributárias – após a aprovação da Viabilidade do seu negócio o empresário preenche os demais dados necessários à constituição da empresa, recolhe taxas para o registro e obtém os números constitutivos da empresa: CNPJ, Registro e demais inscrições tributárias do Estado e do Município se estes estiverem integrados ao processo.

Recentemente o Doing Business divulgou seu relatório anual e o índice apontado para abertura de empresas no Brasil foi de 20,5 dias. Essa percepção tende a diminuir ainda mais na medida em que os produtos previstos pela Redesim venham a ser entregues.

Fonte: Receita Federal

14/11/2018



Você sabia que, segundo o Sebrae, 98,5% das empresas no Brasil são micro e pequenos negócios? E segundo o IBGE, de cada 10 negócios abertos no Brasil, 6 fecham antes de completar 5 anos? Pasmem, nos Estados Unidos, esse dado é ainda mais negativo, pois lá, 80% das empresas fecham antes de cinco anos de atividade.

Dados preocupantes e que muito têm a ver com as três personalidades que existem dentro de cada dono de um pequeno negócio. Um estudo da E-Myth Worldwide, publicado no livro O Mito Empreendedor, de Michael Gerber, chegou à conclusão que, uma das principais razões para que a maioria das empresas fecharem as portas, é a briga entre as personalidades existentes dentro do próprio dono do negócio.

Segundo Gerber, há três tipos de personalidades dentro de cada empresário que abre um negócio e que o atrito entre elas é o principal culpado para a falta de prosperidade. São elas:

1) Técnico: é aquele que sabe colocar a mão na massa, gosta de fazer, representa 70% do perfil do empreendedor novato. Caracteriza-se por viver o presente, desconfia de ideias ambiciosas, é focado na realização e, por isso, acha que ninguém realiza uma tarefa tão bem como ele. Desta forma, defende a bandeira: “Se quer bem feito, faça você mesmo”. Um erro muito comum do técnico é pensar, quando empregado, que vai abrir um negócio e continuar fazendo a mesma coisa, ganhando mais e com maior liberdade por não ter patrão.

2) Administrador: é o perfil pragmático, que adora planejar. Vive o passado, afinal, aprende com os erros para se organizar melhor a cada dia. É daquele tipo que primeiro precisa conhecer a casa para só depois pensar em morar nela. Geralmente representa 20% do perfil de empreendedores. Sua bandeira é: “Se ele não planejar as coisas, nada de bom vai acontecer”.

3) Empreendedor: é o perfil sonhador, aquele visionário catalisador da mudança e representa 10% do perfil empresarial. Caracteriza-se pela criatividade e sempre chega com ideias para inovar o negócio, quer transformar continuamente sonho em realidade. Vive no futuro, do tipo que termina de construir a casa e já pensa na próxima. Sua bandeira é: “Se não for ele, ninguém cria nada”.

Agora imagine o encontro dessas três pessoas na empresa: o perfil empreendedor já chega falando que tem uma brilhante ideia. O administrador então retruca: Ah, não, nem terminei de planejar a primeira ideia e você já aparece com outra, pode esperar para nos organizarmos direito. E enquanto os dois estão discutindo o técnico aproveita para sair de fininho e já começa a colocar a mão na massa.

E essa guerra mental e cotidiana na cabeça do empresário costuma ser fatal para o desenvolvimento do negócio. E sabe o que é o mais agravante? Quando ele percebe que não está dando conta e decide contratar alguém para ajudar, é comum escolher uma pessoa com o mesmo perfil do seu, afinal, uma personalidade semelhante à sua irá agradá-lo e o problema tende a persistir.

Então a dica para evitar este ciclo negativo é ter a consciência de que o pequeno empresário que deseja crescer vai precisar dos 3 perfis. Mas cabe a ele reconhecer o seu perfil mais saliente e valorizar e dar espaço para as outras 2 personalidades atuarem dentro de cada decisão, ou encontrar pessoas com perfis complementares, podendo ser um funcionário ou até um sócio.

É importante lembrar que grande é aquele que reconhece a grandeza do outro, ou seja, identificar, relevar e valorizar o perfil do outro e, a partir daí, trabalhar em harmonia para o bem do próprio negócio.

Além disso, é preciso saber treinar adequadamente as pessoas ao seu redor para poder delegar, pois, se a empresa depende de você para tudo, na verdade você estará atuando mais como empregado do que empresário.

Fonte: Sebrae